FISIOTERAPIA

Ciência aplicada tendo por objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas.
Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função.
Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.
Para tanto utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, sonidoterápicas e aeroterápicas além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área.
Atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde.

FISIOTERAPEUTA

Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado a construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro funcional e a sua alta do serviço.

Texto extraído do CREFITO - 3

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA REALIZADA NO C.A.T.**

- Afecções Ortopédicas e Traumatológicas: fraturas, tendinites, bursites, doenças da coluna (lombar, torácica e cervical), artrose, entre outras.*

- Afecções Neurológicas: doenças de grau leve a moderado. *

- Afecções Respiratórias: doenças de grau leve.*

- Afecções Reumatológicas: artrite reumatóide, espondilite anquilosante, entre outras.

* Atendimento Domiciliar para pacientes restritos ao leito (incapacidade de locomoção) e pós-operatório.

** Os atendimentos fisioterapêuticos podem ser acompanhados de auriculoacupuntura, como recurso adicional ao tratamento.

Ft. Márcia Lobo

AURICULOACUPUNTURA

A orelha apresenta pontos específicos que correspondem aos órgãos do corpo humano. Ela é ricamente dotada de nervos e vasos sanguíneos. Ao se estimular um ponto específico, reflexamente estará sendo estimulado o órgão correspondente. permitindo a regularização e o reequilíbrio corporal ou das funções alteradas.

O tratamento pode ser realizado por meio da colocação de agulhas, sementes ou micro-esferas no pavilhão auditivo

Doenças Respiratórias: Sinusite, Rinite, Resfriado, Amigdalite, Bronquite, Asma.

Distúrbio da cavidade bucal:
Odontalgia, Gengivites, Faringites.

Distúrbios gastrointestinais Gastrite, Hiperacidez gástrica, Disenteria, Constipação.

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos: Cefaléias, Enxaqueca, Neuralgia do trigêmeo, Paralisia facial, Paralisia pós AVC (derrame cerebral), Neuropatia periférica, Ciatalgia, Lombalgia, Artrite reumatóide, Tendinite.

Distúrbios emocionais: Depressão, Síndrome do pânico, Ansiedade, Estresse.

Distúrbios ginecológicas: Alteração do ciclo mestrual, TPM (Síndrome da tensão pré menstrual)

Outras: Tabagismo, Obesidade.

Ft. Márcia Lobo

 

 

                                                 `